Dicas

Etiqueta da tatuagem – Por Kat Von D

Este texto foi retirado do livro High Voltage, autora Kat Von D (tatuadora americana, especialista em realismo preto e cinza), ele traz dicas importantes que qualquer pessoa que pensa em fazer uma tatuagem deve conhecer, as dicas contribuem diretamente na atividade do tatuador e principalmente no resultado da tatuagem.

NÃO VÁ BÊBADO À SUA SESSÃO. Não se deve tomar decisões para sua vida inteira sob influência de coisa nenhuma. Odiaria fazer uma tatuagem em alguém que pudesse se arrepender na manhã seguinte. Fora que não há nada de mais chato do que tatuar alguém que esteja completamente mamado. Quando se está bêbado, é difícil sentar quieto, o que torna a tarefa mais difícil e afeta negativamente a qualidade do trabalho. Além disso, bêbados são conhecidos por ficarem barulhentos e loucos, só porque você quer beber não precisa fazê-lo em um estúdio.

SEJA PONTUAL. A maioria dos tatuadores sérios trabalha sob agendamento. Com isso em mente, chegar atrasada afeta o cronograma de seu artista pelo resto do dia. Sei que imprevistos acontecem e não se pode controlar o trânsito, mais pontualidade sempre é apreciada. Na pior das hipóteses, se estiver atrasado, é sempre uma boa idéia ligar para informar.

NÃO PECHINCHE. “Boas tatuagens não são baratas, e tatuagens baratas não são boas” – Sailor Jerry
Quando se trata de tatuagem, o velho ditado “o barato sai caro” diz tudo. O preço não deve ser um fator decisivo. Você pechincharia com um médico ou cirurgião plástico? Claro, você pode seguir pela rota mais barata e arriscar que um implante de silicone fique assimétrico – mas, se me perguntar, esse risco não vale a aposta! Não é como comprar um par de sapatos estilosos ou uma bolsa de couro. Tatuagem é uma modificação corporal permanente, e um estúdio de tatuagem não é lugar de barganha. É ofensivo para um artista quando as pessoas pechincham o preço de um orçamento. Tentar abaixar o preço só se traduza como “Não acho que você seja bom o suficiente para eu pagar tudo isso”, aos ouvidos do tatuador.

NÃO TRAGA CRIANÇAS COM VOCÊ. Apesar de os tatuadores serem habilidosos em tarefa simultânea, você não deve esperar que eles sejam capazes de fazer sua tatuagem e cuidar dos seus filhos ao mesmo tempo. E você também não deve presumir que será capaz de ser tatuado enquanto fica de olho em seus filhos.
Dependendo da legislação de cada região, a maioria dos estúdios não admite a entrada de menores, e por boas razões. Quando se pensa a respeito, algumas crianças têm a mesma altura de nossas lixeiras, quais estão cheias de materiais considerados prejudiciais à saúde. Sei que, se fossem meus filhos, o último lugar que eu iria querer que eles estivessem brincando de esconde-esconde seria um ambiente com esse tipo de material ao redor.
Se os estúdios de tatuagem fossem classificados em faixa etária como os filmes, eu diria que a maioria deles seria permitido para maiores de 16 e 18 anos! As pessoas falam palavrão e discutem assuntos adultos que podem não ser apropriados para mais jovens. Essa é uma regra geral que inclui bebês, crianças, pré-adolescentes e adolescentes. [ Sim, até seu filho especialmente educado e quieto.]

COMA ALGUMA COISA ANTES DO SEU HORÁRIO. Antes de ser tatuado, certifique-se de que fez uma refeição ou um lanche. Clientes que chegam com fome podem ficar tontos ou até desmaiar. É mais comum do que você pensa, então coma alguma coisa, mesmo que seja uma barra de chocolate.

VISTA-SE APROPRIADAMENTE. Certifique-se de usar roupas que permitam acesso fácil á área em seu corpo que você planeja tatuar. Focalizar a atenção em sua tatuagem para que fique perfeita já é difícil o suficiente sem peças de roupa complicadas entrando no caminho.

TOME UM BANHO. Esta é auto-explicativa – assim espero. Não conte que qualquer um perto de você vai ficar satisfeito pelo cheiro de suas axilas depois de malhar três horas. Lembro-me de ter de tatuar um cara na parte de dentro de seu bíceps bem perto da axila, e nossa – parecia que não havia nada neste planeta que faria o tempo passar mais rápido.

NÃO TRAGA UMA COMITIVA. Trazer um amigo para apoio moral [não para ser um conselheiro de tatuagem] é bem legal. Mas, juro, apesar de parecer uma boa idéia trazer todos seus primos de primeiro, segundo e terceiro graus, não é. Pode não haver cadeiras suficientes, então alguns do seus chapas serão forçados ficar de pé por horas e muito provavelmente vão atrapalhar bastante a passagem. Além disso, para eles não é divertido ficar olhando para a parede por todas as horas que a tatuagem pode levar. E ter de bancar o anfitrião pode distrair o tatuador. Então, deixe seus amigos em casa e surpreenda-os mais tarde com sua novíssima obra de arte.

NÃO FAÇA UMA TATUAGEM SE ESTIVER GRÁVIDA. Ser tatuada aumenta os níveis de estresse e afeta seu sistema imunológico. Se estiver grávida, essas são as duas coisas que seu médico vai lhe dizer para evitar durante esses nove messes. Qualquer bom tatuador se recusará a tatuar uma mulher grávida.

Desvendando os mitos da tatuagem

(Texto retirado do livro High Voltage, Kat Von D)

Após mais de décadas ouvindo os boatos associados à tatuagem, achei que dar uma arejada nesses mitos ajudaria a responder algumas das perguntas [muito] freqüentes feitas aos tatuadores!

SUA PELE FICA “DORMENTE” DURANTE UMA SESSÃO DE TATUAGEM. Não, não fica. Mas, cara, algumas vezes gostaria que ficasse! Para ser honesta, quanto mais longa a sessão de tatuagem, mais irritada a pele ficará. Mas seu corpo naturalmente produz endorfinas sob alto nível de estresse. Essas são as mesmas endorfinas que você pode sentir após uma malhação rigorosa ou uma intensa volta na montanha-russa e funcionam como um organismo de autodefesa do seu corpo quando se tem uma sobrecarga sensorial [como quando você está sendo tatuado]. Isso pode causar uma falsa sensação de “dormência”. Endorfinas se dissipam depois de um tempo: a maioria dos clientes se esgota após umas boas três horas de sessão.

TATUAGENS SÃO VICIANTES. Fisicamente, não há dependência química envolvida na realização da tatuagem. Acho que algumas pessoas vêem tatuar como um “vício”, pois é raro ver uma pessoa com apenas uma tatuagem. Normalmente, se as pessoas são desencorajadas pelo quanto acham que uma tatuagem vai doer, mas estão decididas a fazer uma, elas prosseguem com sua idéia e no fim percebem que não foi tão ruim. Desse ponto em diante, fazer outra tatuagem não parece mais grande coisa. Quando você se da conta, está planejando sua próxima tatuagem, e depois a próxima. Mais isso de modo algum é uma dependência física.

BEBER ÁLCOOL ANTES DE FAZER UMA TATUAGEM VAI DESBOTÁ-LA. Esse conceito falso vem da idéia de que se você sangrar muito, sua cor de algum modo vai embora com o sangue. Apesar de o álcool de fato ser anticoagulante, o efeito que ele tem no quanto você sangra ao se tatuar no mínimo. Tatuei clientes que tomavam anticoagulantes pesados por causa da diabetes, e a única diferença que vi no processo foi uma quantidade notável de irritação. Isso ocorre naturalmente em alguns tipos de pele, de todo modo.

Mas eu vejo por que os tatuadores confirmariam um boato como esse. Ninguém quer lidar com um cliente bêbado. Pelo menos eu sei que não quero!

ALGUMAS CORES DOEM MAIS DO QUE OUTRAS. Não existem ingredientes em certos pigmentos de tatuagem que causem mais dor durante uma tatuagem.

SER TATUADO EM ÁREAS MAIS GORDAS DO CORPO DÓI MENOS. Níveis de dor ao fazer uma tatuagem não dependem de quanto tecido adiposo você tem. Acredite ou não, a bunda é um dos lugares mais doloridos para se fazer uma tatuagem, e qualquer um que tenha tatuado o corpo inteiro podem confirmar isso! Se alguém é mais magro ou mais pesado, também não importa. Trata-se do seu sistema nervoso, não do seu tamanho.

História da tatuagem

Há mais de 3500 anos atrás, a tatuagem já existia como forma de expressão da personalidade ou de indivíduos de uma mesma comunidade tribal (união de pessoas com as mesmas características sociais e religiosas). Os primitivos se tatuavam para marcar os fatos da vida biológica: nascimento, puberdade, reprodução e morte. Depois, para relatar os fatos da vida social: virar guerreiro, sacerdote ou rei; casar-se, celebrar a vida, identificar os prisioneiros, pedir proteção ao imponderável, garantir a vida do espírito durante e depois do corpo.

Alguns fatos, objetos e resquícios encontrados sugerem que a tatuagem é tão antiga quanto o surgimento do homem. Como exemplo, as facas da Idade do Bronze são encontradas freqüentemente junto com “agulhas” e em alguns casos, com furadores pequenos, que podem ser comparados com agulhas de tatuagem.

SEGUINDO OS DADOS HISTÓRICOS TEMOS:

700 mil a.C. – sítios de Neandertal – usavam pigmentos naturais para desenhar nos corpos dos mortos;
100 mil a.C. – Era Paleolítica – homens adornavam o corpo com pó de ocre.
15 mil a.C. – Era Paleolítico Superior – encontradas ferramentas pontiagudas e agulhas feitas de pedra e chifres;
8 mil a.C. – Período Neolítico – encontradas mulheres em tumbas com figuras desenhadas pelos corpos;
JAPÃO e CHINA – 7 mil anos a.C. O Japão teve uma grande e incomum tradição em tatuagem que acompanha toda sua cultura, e as tatuagens japonesas clássicas são famosas mundialmente. Essas clássicas tatuagens são baseadas na beleza e arte de 1800;
ICEMAN – Um dos mais velhos, e mais conhecido, Glacierman ou Ötzi tem muitos pseudônimos, homem encontrado em 1992 enterrado sob um iceberg nos Alpes Europeus (Itália/Áustria). Morreu aproximadamente há 5000 anos – tatuagens confeccionadas por pontos e linhas retas (tribais) por todo o corpo, no total de 57;
PRIMITIVOS (Idade do Bronze e Idade do Ferro) – 3500 anos atrás – marcas da vida biológica e marcas da vida social – deduzido por desenhos em rochas e utensílios de tatuar encontrados em escavações;
ESQUIMÓS – 2500 anos atrás – corpos encontrados em 1948 nas sepulturas na Sibéria do Sul;
A maior quantidade de antigas tatuagens de que se tem notícia são as dos Esquimós. Encontrados nas sepulturas na Sibéria do sul na região de Pazyryk. O primeiro foi encontrado em 1948. Era o corpo de um chefe (pois havia riquezas com ele na sepultura). Morreu aproximadamente 2500 anos e o corpo foi muito bem preservado, porque foi totalmente coberto pelo gelo (como o Iceman).

CELTA – a tatuagem toma nova feição, com figuras mais elaboradas, contendo em seus padrões, influência esquimó;
EGÍPCIOS – 4 a 2 mil anos a.C – marcavam prisioneiros. A segunda múmia tatuada mais antiga do mundo é uma egípcia – símbolo de fertilidade na barriga, desenho espiral.
ÍNDIOS NORTE AMERICANOS – tatuagem das tribos Sioux ligadas a práticas religiosas e mágicas.
Índios Norte Americanos também eram tatuados. Seu uso de pintura de guerra é bem conhecido. Na maioria das vezes era apenas tinta, mas o termo também aborda algumas tatuagens. É um fato conhecido de que eles eram muito tatuados. Porém, não há muitas provas fotográficas a respeito.

MAIAS, INCANS E ASTECAS – usam tatuagem para indicar posição social.
VIKINGS (dinamarqueses, normandos e saxões) – usam como marcas de guerras – foram perseguidos durante a Idade Média (Inquisição).
POVOS DAS ILHAS DO PACÍFICO SUL – Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (Maori) – Na Polinésia tatuagem é uma questão de postura social.
PRIMEIROS CRISTÃOS – se reconheciam por sinais tatuados – cruzes, IHS, peixes e letras gregas.
Na era Cristã, na clandestinidade, sob o jugo do poder pagão, os primeiros cristãos se reconheciam por uma série de sinais tatuados.

BRASIL:

TRIBO TUPINAMBÁ – Litoral de São Paulo até o Ceará – canibais, tatuagem fazia parte dos rituais antropofágicos e de passagem de idade – primeiros índios encontrados pelos colonizadores portugueses.
TRIBO KADIWÉU – Pantanal brasileiro, Paraguai e Bolívia (Rio Paraguai) – tatuagens ornamentais e mais bonitas do Brasil.
TRIBO CARAJÁ – Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo, entre os estados de Tocantins e Mato Grosso – tatuagens circulares no rosto.

Existe uma hipótese de que as tatuagens tiveram sua origem com marcas de cicatrizes adquiridas em guerras, lutas corporais e caças. Essas cicatrizes eram motivo de orgulho e reconhecimento ao homem que as possuísse, pois representavam força e vitória.
A partir da idéia de que essas marcas eram sinônimo de vitalidade, o homem passou a marcar-se voluntariamente e com o tempo as cicatrizes sem sentido deram lugar a criação de desenhos.
MODERNA:

Na era moderna, a tatuagem passou por vários anos de marginalidade. Ela retorna a ser questão de relevância em nossa sociedade quando surge em artistas de música, cinema, e em pessoas comuns.

A tatuagem foi introduzida no Ocidente no século XVIII, com as explorações que colocaram os europeus em contato com as culturas do Pacífico. Nessa época não existiam tatuadores profissionais, mas alguns amadores já estariam a bordo dos navios e em grandes portos. Na segunda metade do século XIX, as tatuagens viraram moda entre a realeza européia.

No final do século XIX, a febre da tatuagem espalhou-se na Inglaterra como em nenhum outro país da Europa. Graças à prática dos marinheiros ingleses em tatuarem-se. Vários segmentos da sociedade inglesa se tornaram adeptos da arte. Mas mesmo com a realeza tendo sido tatuada, a maioria das pessoas insistia em associar o ato de tatuar com uma propensão à criminalidade e marginalidade.

Século XVIII – introduzidas no Ocidente pelas explorações européias – 1700 capitão inglês James CooK;
Metade do século XIX – viraram moda entre a realeza européia;
Fim do século XIX – virou febre na Inglaterra graças aos marinheiros ingleses – a partir desta época o ato de tatuar estava diretamente ligado à criminalidade, marginalidade e até homossexualismo;
A partir de 1920 a tatuagem começou a ficar mais comercial na América e Europa. Nesta época a tatuagem era vinculada a atrações de circo.

TATUAGEM MODERNA NO BRASIL – A tatuagem elétrica chegou ao Brasil em junho de 1959, através do dinamarquês “Knud Harld Likke Gregersen”, que ficou conhecido como “Lucky Tattoo”. Knud dizia que suas tatuagens davam sorte, e em menos de seis meses, Lucky já era notícia de TV.

A grande popularização da tatuagem nas Américas começou nos anos 70, quando a Califórnia foi o berço dos desenhos que reproduziram imagens de Marilyn Monroe, James Dean e Jimmy Hendrix. Nessa mesma época, os surfistas lançaram a moda de braços decorados com dragões e serpentes. Na década de 80, foi à vez dos tigres e das águias. Desde então, a tatuagem teve um aumento da popularidade.

O NOME É ORIGINAL DO TAHITI, costumavam chamá-la de “TATAU” – pois a palavra se assemelha ao som da técnica da Polinésia;

A origem da tatuagem ainda é um quebra-cabeça para ciência. Já foram encontradas evidências de que os antigos egípcios conheciam a técnica há 4 mil anos a.C. A teoria melhor aceita é que do Egito, a tatuagem teria se espalhado pela Grécia, Pérsia e Arábia e depois para a Índia, China e Japão.

Para explicar a origem da tatuagem na América, existem três teorias que se confundem com as polêmicas entre cientistas sobre o povoamento da América. Poderia ter chegado através das migrações pelo Sibéria e Alasca ou através da navegação no Oceano Pacífico. Uma terceira hipótese aponta que a tatuagem se desenvolveu espontaneamente entre os povos americanos e até poderia ter chegado à Polinésia e à Nova Zelândia, através do Pacífico, pela mesma rota da expedição Kon-Tiki, que com um barco primitivo saiu da costa do Peru e foi até as ilhas dos mares do sul. A comparação entre os códigos genéticos de células de índios brasileiros e povos da Ásia constatou semelhanças entre os DNAs, o que pode comprovar a descendência asiática dos indígenas e explicar as coincidências entre as culturas.

PORQUE SE TATUAR?

As motivações são inúmeras, e não há uma forma definida ou percurso que explique o desejo e sua efetivação na realização da tatuagem, um evento a princípio, antinatural (biologicamente). O contexto, o ambiente, a época, o nível cultural, as influências, modismos, ideologias, crença e espírito despojado são alguns dos níveis que podem dar vazão ao processo. Nenhuma teoria psicológica, psicanalítica, religiosa, antropológica ou médica apresenta uma explicação exclusiva e final para a tatuagem. Considera-se um movimento complexo sobredeterminado, desde sua origem histórica até o contínuo uso na contemporaneidade.

Biologia da pele e a tatuagem

Um profissional da área da tatuagem necessita possuir o conhecimento sobre as estruturas e funcionamento da pele para que possa avaliar melhor a aplicação da tinta e para que compreenda o processo de cicatrização, podendo assim estabelecer melhores cuidados. ACOLOR UP TATTOO Studio compartilha estas informações com seus clientes para que eles compreendam um pouco mais deste processo.

COMPOSIÇÃO DA PELE:

CAMADA CÓRNEA: camada mais externa da pele, composta por células mortas e queratinizadas, denominada também de camada de queratina. Função de evitar a desidratação e enrijecer a pele;
CAMADA EPITELIAL: formada por células vivas em crescimento – encontram-se melanocitos que protegem da radiação solar;
CAMADA CONJUNTIVA: é a mais espessa, composta por vasos sanguíneos, células de gordura, terminações nervosas (servem para sentir dor, calor ou frio). Nesta camada encontram-se os fibrócitos, células que produzem o colágeno e que manterão o pigmento da tatuagem.

A agulha atravessa todas as camadas e na camada conjuntiva as fibras de colágeno irão frear sua penetração;
A tinta espalhada por todas as camadas começa a ser fixada no conjuntivo e retirada do epitelial. No limite das duas camadas as células de defesa (neutrófilos e macrófagos) começam a agir, fazendo a fagocitose.
FAGOCITOSE – é o processo responsável por segurar a tinta dentro da pele – processo que a célula tem de “devorar” algum corpo estranho. Após fagocitar o pigmento essas células de defesa ficam paradas no lugar, caso venham a morrer outras tomam seu lugar, engolindo novamente aquele pigmento.
Se a célula de defesa morre e outra demorar muito para lhe substituir o pigmento pode se espalhar, deixando a tatuagem borrada com os passar dos anos. Isto acontece normalmente com o envelhecimento;
A tinta que ficou retida nas camadas epitelial e córnea é removida facilmente.
Da camada córnea é removida na primeira troca de curativo: quando muitas pessoas se espantam ao retirar o plástico e vêem o desenho parecendo que está derretendo.
Já na camada epitelial células demoram em média 10 dias para se regenerarem, à medida que as células dessa camada crescem vão saindo feito casquinhas impregnadas de tinta – neste período deverá ter cuidado redobrado para não coçar, pois pode causar ferimentos no tecido conjuntivo;
A camada conjuntiva continua imóvel, produzindo colágeno, porem pode demorar até 03 meses para sua total estabilização;
Uma lesão durante o processo da tatuagem, ou durante a cicatrização, pode gerar um ferimento e como a camada epitelial demora muito para se regenerar o tecido conjuntivo ativa os fibrócitos que intensifica a produção de colágeno. Esse colágeno ultrapassa a camada epitelial e faz uma elevação no topo da pele: QUELÓIDE.
ESCURECIMENTO SOLAR: pode ocorrer nos primeiros 40 dias da tatuagem. Neste período toda a tatuagem está repleta de células sanguíneas mortas que liberam ferro em sua decomposição. Este ferro, quando espalhado na pele, faz parte do processo de ativação de melanina, logo, se a pele recém tatuada for exposta ao sol, aumentará a produção de melanina que impactará no escurecimento da tatuagem;
A ação da melanina é intensificada durante o período de cicatrização pela presença do ferro, porem não pode ser esquecido que a exposição da tatuagem ao sol deve ser evitada pelo resto da vida, pois a melanina continua agindo sempre;
AÇÃO DOS ALIMENTOS: Deve-se tomar cuidado com a ingestão de alimentos que possam causar alergia no período de cicatrização, pois em algumas pessoas a pele pode adquirir um comportamento mais reativo e comprometer o resultado do trabalho. Entre os alimentos que podem causar reações adversas destacamos os muitos gordurosos, como carne de porco, ovos, chocolate e maionese. E ainda, para algumas pessoas, alertamos sobre o camarão e outros frutos do mar. Estes alimentos por terem um potencial alérgico, estimulam substâncias no corpo, como histamina que causam vermelhidão e coceiras (isto pode atrapalhar no processo de fagocitose do pigmento e na regeneração do epitélio).
HIDRATAÇÃO DA TATUAGEM: como a camada córnea e as glândulas (sebáceas e sudoríparas – mantém a oleosidade, umidade e calor) da pele foram praticamente destruídas durante o processo de tatuagem, o filme plástico manterá a hidratação. Neste período é recomendável a utilização de cicratizante para auxílio na hidratação. As glândulas levam até cinco dias para se recomporem. Indica-se as cicratizante que contém dexpantenol, um ácido que ajuda a formação do tecido sem excessiva troca de células.

Concerto, cobertura e remoção de tatuagem

Concerto, cobertura e remoção de tatuagem

Algumas tatuagens antigas ou até mesmo novas podem não possuir qualidade de definição (ser um pouco desfocadas, disformes, possuir traços grossos, etc.) ou até mesmo o significado desta tatuagem pode desagradar seu proprietário, o fato de carregar em seu corpo algo que desagrada é sempre difícil para o ser humano, em alguns casos essas tatuagens podem ser transformadas em tatuagens novas, modernas, artísticas e bem definidas ou elas podem ser retiradas.

CONCERTO E COBERTURA DE TATUAGENS
Quando a tatuagem está pouco desfocada ou disforme ela pode ser concertada, porém só um tatuador profissional e experiente poderá avaliar se uma tatuagem pode ou não ficar satisfatória após um concerto. O concerto se dá na utilização do desenho já aplicado refazendo seus traços e colorações e normalmente inserindo novos elementos que completem e melhorem a estética da tatuagem antiga. A tatuagem concertada nunca ficará tão boa quanto se um profissional talentoso tivesse realizado-a numa área sem nenhuma aplicação, visto que normalmente é necessários corrigir os defeitos usando mais sombra que o normal.

Outra forma de modificar uma tatuagem antiga é a técnica denominada de cover-up, ou seja, cobrir a tatuagem antiga por outra com forma, desenho e cores diferentes. Mas, mesmo essa técnica possui limitações, pois o tatuador precisa analisar o desenho existente e o que vai ser sobreposto e, se há possibilidade e viabilidade técnica de cobertura sem deixar remanescente da tatuagem anterior.

Algumas pessoas também procuram estúdios de tatuagem para cobrir cicatrizes. Para que a cobertura tenha qualidade muitas vezes é necessário utilizar um desenho com pouco detalhamento na região, geralmente recomendamos cores mais escuras. Para este procedimento é que a cicatriz não seja recente e tenha pelo menos de 2 anos.

Um tatuador experiente e qualificado pode se negar a fazer um concerto e ou cobertura de uma tatuagem que ele não garanta um resultado final satisfatório, muitas vezes é sugerido algumas sessões de laser para que a tatuagem seja clareada e assim obter melhor resultado neste concerto/cobertura.

Salientamos que tatuando sobre uma tatuagem ou cicatriz a dor pode ser um pouco mais intensa e também pode ser um pouco mais caro do se a pessoa não tivesse nada naquele local, visto que o profissional não poderá trabalhar livremente e nem sempre poderá expressar todo seu talento, terá que manter o foco no objetivo de concertar/cobrir o que está embaixo.

REMOÇÃO DE TATUAGEM

Antes de mais nada, procure um Dermatologista. Somente ele, será capaz de ajudar você.
Métodos antigos de remoção de tatuagens envolveram a aplicação de produtos químicos como ácido sulfúrico de fenol. Métodos ligeiramente mais refinados de remoção de tatuagens incluíram abrasão com sal, criocirurgia, dermabrasão, eletrocoagulação, e a utilização de um coagulador infravermelho. Todos estes procedimentos deixam cicatrizes significativas e, na maioria dos casos, a dor da remoção da tatuagem parece muito pior do que a própria tatuagem. Métodos cirúrgicos convencionais foram utilizados para tratar tatuagens, no entanto, seu uso é limitado à remoção de pequenas tatuagens. Remoção cirúrgica de tatuagens grandes normalmente produz resultados desastrosos e, portanto, essa técnica foi abandonada pela maioria dos cirurgiões plásticos.

Atualmente, já é possível apagar tatuagens sem deixar as cicatrizes, utilizando-se o laser, método mais moderno para esta finalidade. O tratamento é feito em várias sessões, cujo número vai depender do tamanho da tatuagem, da profundidade do pigmento na pele e, também, da cores utilizadas nos desenhos. Cabe lembrar que o custo é muito alto, igualmente tende a ser maior do que o preço de ter a tatuagem aplicada.

São pouquíssimas as cores que são fáceis de serem removidas da pele de uma pessoa, quanto menos cores, mais fácil e mais barato a remoção do desenho. Quanto à localização da tatuagem também é outro problema sério, pois as tatuagens que localizam em regiões do corpo como nos braços, pés, mãos, tendem a ser mais difíceis e complicadas de serem removidas.

Os raios lasers trabalham produzindo um comprimento de onda de luz que ultrapassa as camadas superiores da pele para seletivamente ser absorvido pela tinta. Esta energia laser faz com que a tinta de tatuagens de dividir em partículas menores que, em seguida, são removidas pelos sistemas de filtragem natural das células, sem prejudicar a pele circundante.

O tempo que se leva para remover uma tatuagem a laser depende do tamanho e das cores utilizadas na tatuagem. As sessões demoram de 15 a 30 minutos, sendo necessárias de 6 a 15 sessões com um intervalo de aproximadamente 30 dias, entre uma aplicação e outra, o que significa que uma tatuagem de tamanho pequeno levará em torno de um ano para ser removida.
No entanto, o tratamento não é mágico. Muitas vezes, não é possível remover toda a tatuagem, pois pigmentos mais profundos persistem deixando uma sombra do que foi a tatuagem. Em outros casos, após a remoção completa, a pele tratada fica mais clara do que a pele ao redor, como uma mancha esbranquiçada, que pode ser transitória ou não. Hiperpigmentação também pode acontecer, deixando a pele mais escura que a pele não tratada.

Por esses motivos quando pensar em fazer uma tatuagem primeiramente tenha uma boa ideia em mente, procure um profissional experiente e talentoso e um estúdio que siga orientações de biossegurança e que tenha a licença da vigilância sanitária.

 


Entre em contato conosco.

051 9993.9834 – 051 9992.9834
051 9991.9834

rmundins@hotmail.com

Rua Padre Anchieta, 1511, sala 211 – Encantado/RS
Em cima da loja Vivo, Acesso Informática

Vamos fazer uma Tattoo?